10 fatos que você não sabia sobre o Bitcoin

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Bitcoin
  • Tempo de leitura:5 minutos de leitura
No momento, você está visualizando 10 fatos que você não sabia sobre o Bitcoin

O Bitcoin é a criptomoeda mais famosa do mundo, porém há algumas coisas que você pode não saber. Portanto vamos dar uma olhada em alguns fatos interessantes e números do Bitcoin para fornecer uma visão mais completa dessa popular criptomoeda baseada em blockchain.

1 – O criador do Bitcoin é desconhecido

Em 2009, uma pessoa ou grupo de pessoas conhecido como Satoshi Nakamoto apresentou o Bitcoin ao mundo. Ele (ou eles) desapareceu da internet no final de 2010, e não foi ouvido desde então. Enquanto sua identidade estiver escondida, ninguém saberá se você está vivo ou morto. A única maneira de as pessoas se comunicarem com ele era através de e-mails e fóruns.

Sua carteira Bitcoin contém cerca de 980.000 bitcoins, tornando-o uma das pessoas mais ricas do mundo.

2 – A menor unidade de um Bitcoin

Como sinal de respeito ao criador do Bitcoin, a menor unidade de Bitcoin é conhecida como satoshi. Para fazer um Bitcoin, você precisa de cerca de 100 milhões de satoshis.

3 – Muitas pessoas perderam acesso aos seus Bitcoins

Para acessar uma carteira de Bitcoins é necessário possuir uma chave privada, uma vez que essa chave é esquecida ou perdida é praticamente impossível recuperar o acesso a carteira.

Estima-se que aproximadamente 60% de todas as carteiras de Bitcoin sejam fantasmas, ou seja, de pessoas que perderam o acesso a elas.

4 – Existe uma nação que tem sua base no Bitcoin

Entre a Sérvia e a Croácia surgiu em 2015 uma pequena nação conhecida como Liberland, ela foi fundada por um político e ativista Vít Jedlička que é o presidente da nação. A moeda oficial desta nação é o Bitcoin.

5 – Minerar Bitcoin é muito caro

Para manter a rede funcionando é necessário milhares de servidores que trabalham 24 horas por dia realizando cálculos matemáticos que fazem com que a rede permaneça segura. E isso tem um custo energético extremamente alto, afinal de contas quanto mais poder de processamento, mais rápido os blocos são registrados e os mineradores recompensados.

6 – O consumo de energia do Bitcoin é maior que de alguns países

Para você ter uma ideia, todas as fazendas de Bitcoin do mundo consomem mais energia que um país como a Irlanda por exemplo. Ou seja, a mineração de Bitcoin existe muita energia e isso tem se tornado palco de polêmicas.

7 – O Bitcoin é proibido em alguns países

Embora muitos países já tem aceitado o Bitcoin e tornando o mesmo legal, alguns países ainda teimam em “banir” a criptomoeda a tornando algo ilegal. Este é o caso de países como: Argélia, Bangladesh, Egito, Iraque, Marrocos, Nepal, Catar e Tunísia.

8 – Existe um limite de Bitcoins a serem minerados

Há um limite de quantos bitcoins podem ser minerados que são de 21 milhões. Até o momento existem 18 milhões de bitcoins em circulação; isso significa que quase 85% dos 21 milhões foram minerados. Mas calma! você não precisa se preocupar, ainda poderemos minerar Bitcoin até 2140. Isso ocorre por causa de como os mineradores são recompensados. Os mineradores são recompensados ​​com 6,25 bitcoins para cada bloco adicionado, e a recompensa é reduzida pela metade a cada quatro anos.

9 – Existe uma diferença entre bitcoin e Bitcoin

Dentre os fatos que você não sabia sobre o Bitcoin esse é o mais curioso, a palavra “Bitcoin” com a letra B em maiúsculo e “bitcoin” com B em minúsculo tem significados diferentes. O primeiro (Bitcoin) refere-se ao “livro razão” onde todas as informações sobre as transações são armazenadas, já o segundo (bitcoin) refere-se a criptomoeda utilizada nas transações.

10 – A rede do Bitcoin tem mais poder de processamento que um supercomputador

Você certamente deve imaginar que a rede do Bitcoin é muito poderosa e realmente ela é, um exemplo disso é que o supercomputador Summit roda a 122,3 petaflops por segundos, já toda a rede do Bitcoin roda cerca de 80.704.290 petaflops.

Espero que você tenha gostado desses fatos que você não sabia sobre o Bitcoin! Se notou que esquecemos de citar algo comente abaixo e compartilhe este artigo nas suas redes sociais.

Equipe Cripto Geek

Escrevemos artigos e guias abrangentes para ajudá-lo a navegar pelo vasto oceano das criptomoedas, desde notícias, tutoriais e curiosidades.